08 abr EM VINHEDO, “ECOTROCA+DESCARTE ELETRÔNICO” GANHA APOIO DA PREFEITURA E DISPONIBILIZA 12 PONTOS DE COLETA
Vinhedo é uma das cidades que recebeu neste mês de abril o Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico”, passando a contar com 12 pontos de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa é do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis, e os espaços estão espalhados pelo postos participantes. Ao todo, 90 municípios da área de abrangência do Recap compõem a ação.
Desta forma, quem for abastecer o carro já terá a facilidade de descartar pilhas, baterias, celulares e itens de informática no próprio estabelecimento, com a garantia de que eles serão coletados, separados e destinados corretamente.
Os postos foram equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do “Ecotroca+Descarte Eletrônico”.
O presidente do Recap, Flávio Campos, ressalta que a medida contribui para o meio ambiente e é uma comodidade para a população. “Temos uma grande preocupação ambiental e também com os consumidores. Por isso, estamos trazendo essa facilidade de o cliente aproveitar a ida aos postos e já ter a chance de deixar seu lixo eletrônico com responsabilidade. Ele terá diversas opções no caminho para casa ou trabalho, por exemplo. Até então, muitas pessoas tinham dúvidas de como fazer esse descarte e nós pensamos em como atender essa demanda da melhor forma possível, colocando os postos de combustíveis como um ponto de apoio.”
No caso Vinhedo, o programa conta ainda com o apoio da prefeitura e deverá ser ampliado diante do envolvimento com a sustentabilidade da administração pública. O próprio Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juliano Ferragut, sinalizou a ideia de expandir a ação de sustentabilidade, com a opção do consumidor também poder descartar lâmpadas nos postos de combustíveis com a segurança de que elas terão o destino correto. A mobilização já começou neste mês de abril junto à empresa parceira Ambipar, com expectativa de implementação ainda neste 1° semestre.
Em todas as cidades em que o “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap está presente há uma previsão de recolhimento de cerca de três toneladas de equipamentos por mês. A lista completa dos postos participantes está disponível no site do Recap (www.recap.org.br).
COMO FUNCIONA?
A empresa Ambipar é a responsável pela coleta de todo lixo eletrônico que for descartado nos postos participantes. Esses materiais serão levados à cidade de Nova Odessa, onde ocorre o processo de manufatura reversa – o equipamento é desmontado e as peças são separadas conforme o tipo de material para que cada uma receba a destinação correta. Exemplo: os plásticos depois de separados, são triturados e se tornam matérias-primas para confecção de maletas, bancos e vários outros tipos de produtos. Já o ferro volta para a siderurgia e assim, cada item vai sendo encaminhado de forma sustentável.
PROGRAMA ECOTROCA
O Recap saiu à frente no setor quando lançou o Programa Ecotroca Resíduos em 2010. Na ocasião, os postos de combustíveis participantes passaram a fazer a coleta e destinação correta de todos os resíduos que são gerados pelo estabelecimento durante a troca de óleo dos veículos. Com slogan “Faz bem pro seu carro e pra natureza”, o objetivo foi estabelecer uma relação de confiança, transparência e credibilidade com o consumidor. A própria Ambipar faz o recolhimento de filtros, papéis, estopas e demais resíduos para a destinação adequada. Essa ação, inclusive, rendeu ao Recap o prêmio de “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo” da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O sucesso foi tanto, que com os anos de consolidação, foi possível agora em 2019, expandir o programa também para o lixo eletrônico.