08 abr POSTOS DA REGIÃO DE JUNDIAÍ VIRAM LOCAIS DE DESCARTE SUSTENTÁVEL DO LIXO ELETRÔNICO
Jundiaí e cidades da região passam a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico a partir desse mês de abril, através do Programa “Ecotroca + Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Só em Jundiaí são 24 postos participantes, além de Várzea Paulista (seis), Campo Limpo (cinco), Itupeva (oito), Itatiba (onze) e Jarinu (dois).
Desta forma, quem for abastecer o carro já poderá contar com a facilidade de descartar pilhas, baterias, celulares e itens de informática no próprio estabelecimento, com a garantia de que eles serão coletados, separados e destinados corretamente.
Os postos participantes foram equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do programa. Nesses espaços, podem ser depositados qualquer tipo de equipamento que funcione a base de energia.
O presidente do Recap, Flávio Campos, ressalta que a medida contribui para o meio ambiente e é necessária diante da atual realidade. “Os problemas ambientais causados pela alta demanda desde a revolução da informática não são novidade. Estamos em um cenário em que faltam políticas públicas eficientes, além da conscientização da população do impacto que o descarte irregular tem. Os metais pesados e plásticos são muito danosos à saúde e sobrecarregam os aterros sanitários dos municípios, com grande prejuízo ambiental. Por isso, resolvemos entrar nessa causa e contribuir com as cidades.”
A expectativa é que o Programa “Ecotroca+Descarte de Eletrônicos” do Recap recolha cerca de três toneladas de equipamentos por mês. A lista completa dos postos participantes está disponível no site do Recap (www.recap.org.br).
Como funciona?
A empresa Ambipar é a responsável pela coleta de todo lixo eletrônico que for descartado nos postos participantes. Esses materiais serão levados à cidade de Nova Odessa, onde ocorre o processo de manufatura reversa – o equipamento é desmontado e as peças são separadas conforme o tipo de material para que cada uma receba a destinação correta. Exemplo: os plásticos depois de separados, são triturados e se tornam matérias-primas para confecção de maletas, bancos e vários outros tipos de produtos. Já o ferro volta para a siderurgia e assim, cada item vai sendo encaminhado de forma sustentável.
Programa Ecotroca
O Recap saiu à frente no setor quando lançou o Programa Ecotroca Resíduos em 2010. Na ocasião, os postos de combustíveis participantes passaram a fazer a coleta e destinação correta de todos os resíduos que são gerados pelo estabelecimento durante a troca de óleo dos veículos. Com slogan “Faz bem pro seu carro e pra natureza”, o objetivo foi estabelecer uma relação de confiança, transparência e credibilidade com o consumidor. A própria Ambipar faz o recolhimento de filtros, papéis, estopas e demais resíduos para a destinação adequada. Essa ação, inclusive, rendeu ao Recap o prêmio de “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo” da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O sucesso foi tanto, que com os anos de consolidação, foi possível agora em 2019, expandir o programa também para o lixo eletrônico