11 jul COM CAMPANHA DO HEMOCENTRO E RECAP, JUNHO SUPERA EM 7,5% A MÉDIA DE DOAÇÃO DE SANGUE NA REGIÃO DE CAMPINAS
Ao longo de junho, o Hemocentro da Unicamp e o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) realizaram a campanha para estimular a doação de sangue. O período é escolhido porque neste mês, historicamente, o número de doadores cai e o estoque fica comprometido, por conta do frio, que faz as pessoas saírem menos de casa, inclusive, para doar. A ação teve tanto sucesso que superou a média de bolsas doadas desde o começo do ano. De janeiro a maio a média mensal ficou em 5993 bolsas, enquanto que em junho, chegou a 6441, um aumento de 7,5%. Esses dados foram apresentados nesta quinta-feira, 11 de junho, pelos responsáveis pelo Hemocentro.
O Diretor do Serviço de Coleta, Vagner de Castro, ressaltou o quanto esse crescimento é importante já que previne uma situação de desabastecimento do banco de sangue. “A campanha de fato foi muito positiva. O aumento de bolsas foi bastante sensível e num momento em que historicamente tínhamos queda de doações, por isso, posso dizer que o resultado foi excelente! O trabalho de educar para prevenir reforça a necessidade de atenção à educação em saúde, sempre de forma preventiva”.
Pelo segundo ano consecutivo, a campanha contou com a mobilização dos postos de combustíveis junto ao Recap que é a Instituição Parceira do Hemocentro nesta ação. Os estabelecimentos viraram pontos de divulgação e no lançamento, no dia 1° de junho, um dos postos chegou a ser ponto de coleta na região do Taquaral, em Campinas.
“Esse ano trouxemos como mote da campanha, o sangue como o ‘supercombustível’ essencial para vida! Com esse apelo, conseguimos chamar a atenção da população que circula pelas principais ruas e avenidas das cidades e fazer com que milhares de pessoas se mobilizassem para doar sangue. Ficamos muito felizes em poder contribuir neste sentido e já estamos empenhados em outras ações ao longo deste ano e nos próximos, afinal, qualquer pessoa pode precisar de sangue, a qualquer momento. Esse é o nosso recado”, enfatizou o presidente do Recap, Flávio Campos.
Além dos postos de combustíveis e temática do sangue como “supercombustível”, a campanha teve como garoto propaganda o campeão de stock car Ingo Hoffmann que não só estampou as peças publicitárias como também doou sangue e salvou vidas!
JUNHO VERMELHO
O “Junho Vermelho” foi estabelecido como um período para alertar os brasileiros de que qualquer um está sujeito a precisar de uma doação de sangue, a qualquer momento da vida!
A escolha do mês de junho acontece por se tratar de um período crítico por conta do inverno que faz com que as pessoas tenham menor disposição para sair de casa e consequentemente, de doar sangue.
Atualmente, a região de Campinas tem cerca 3% da população como doadora de sangue regular, ou seja, que doa 2 vezes ao ano. Este é o índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas é uma situação pontual da região, já que no Brasil, ele cai para cerca de 1,8%.