18 out ECOTROCA+ELETRÔNICOS CHEGA AOS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CAMPINAS
Parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável amplia programa do Recap
O Programa Ecotroca+Eletrônicos do Recap não pára de crescer, recebendo grande apoio e adesão da população. Além disso, diversos órgãos têm sido despertados pela ação que levou para os postos de combustíveis a consciência ambiental e a facilidade para práticas sustentáveis. O sucesso é tanto que ganhou mais adesões!
Agora, além dos quase 600 postos na região de abrangência do sindicato, os tambores do Ecotroca+Eletrônicos também estão presentes nos Centros de Educação Ambiental (CEA) de Campinas, graças a parceria entre o Recap e a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do Programa de Espaços Educadores do Plano Municipal de Educação Ambiental. São mais sete pontos nos quais, o cidadão pode encontrar um tambor, devidamente identificado, para depositar seu lixo eletrônico.
O trâmite é igual ao dos postos de combustíveis: equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias, fios são descartados e depois, um caminhão de coleta do Ecotroca passa no local para retirar o material depositado. Esses resíduos são enviados para a empresa Ambipar que é especializada em soluções ambientais. Nela, eles são desmontados, descaracterizados e todas as partes destinadas corretamente para um novo ciclo.
“Nós do Recap ficamos muito contentes com essa parceria. Os postos trazem a facilidade das localizações privilegiadas nas cidades, enquanto que essa ação junto à prefeitura de Campinas agrega a questão da educação ambiental. Apostar nas crianças, na consciência das novas gerações é de enorme importância. Por isso, é muito gratificante ver um programa nosso sendo utilizado dessa forma, com uma contribuição tão positiva para a cidade e meio ambiente”, destaca o presidente do Recap, Flávio Campos.
O interesse pelo “Ecotroca+Eletrônicos” foi do próprio Secretário Municipal do Verde, Rogério Menezes, que reforça o quanto o descarte irregular dos eletrônicos é prejudicial. “A geração crescente desse tipo de resíduo é um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios atualmente. Entendemos que os Centros de Educação Ambiental, naturalmente destinados à conscientização socioambiental, são espaços adequados para promover não só a reflexão como estimular o descarte correto do lixo eletrônicos”.
Confira os CEAs e parceiros:
CEA Mata Santa Genebra- Rua Mata Atlântica, 447 – Barão Geraldo
CEA Centro de Conhecimento das Águas: Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567 – Jardim Nova Europa
CEA Bosque dos Jequitibás: Rua Coronel Quirino, 2 – Bosque
CEA Estação Ambiental de Joaquim Egídio: Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, Joaquim Egídio
Vila Educa: Rua Doutor Heitor Penteado, 1716 – Joaquim Egídio
Espaço Educador COMO: Rua José Martins, 585 – Barão Geraldo
Diretoria de Ensino Leste: Rua Rafael Sampaio, 485 – Jardim Guanabara
Diretoria de Ensino Oeste: Rua Cândido Mota, 186 – Fundação da Casa Popular