17 de agosto de 2023
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) informa que há meses vem alertando as autoridades fiscalizadoras do sistema de abastecimento de combustíveis a respeito da prática ilegal de uma minoria de postos estarem utilizando o produto tóxico metanol como mistura para fraudar a qualidade e obter maior lucratividade. Porém, trata-se de uma fraude que o Sindicato já constatou que vem crescendo e precisa ser urgentemente combatida.
O Recap tem alertado para o alto risco à saúde humana, portanto também um problema grave de saúde pública, agora confirmado com números de casos fatais pelo Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que registrou como vítimas 14 pessoas em situação de rua desde 2016, dos quais 10 casos apenas entre 2022 e 2023.
Ingestão de qualquer tipo de combustível é prejudicial à saúde. O metanol é um produto químico altamente tóxico. Misturado aos combustíveis coloca em risco não apenas os frentistas, mas também os motoristas. Se ingerido, é uma intoxicação grave, a letalidade é alta e seu antídoto só existe em poucos serviços de urgência.
O Recap reafirma seu compromisso em lutar por um mercado que segue rígidas normas de segurança e um padrão de alta qualidade nas revendas. O Sindicato já solicitou inclusive ao Ministério Público uma atuação para combater esta minoria de agentes da revenda que age ilegalmente, como agora, utilizando o metanol, que já custou vidas e pode causar novas vítimas ainda se não forem tomadas providências.
Emílio Martins
Presidente do Recap
27 de junho de 2023
O Recap – Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região – e a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informam que termina oficialmente amanhã, dia 28 de junho, a validade da Medida Provisória 1.163, de 27 de abril deste ano que desonerou a cobrança dos impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre gasolina, etanóis anidro e hidratado e GNV.
Se o governo não tomar alguma medida em contrário, a cobrança integral retorna a partir do dia 29 de junho (quinta-feira). E, neste caso, a previsão é de aumento de R$ 0,33 no preço final da gasolina e R$ 0,22 no álcool hidratado.
Para maiores esclarecimentos à revenda, divulgamos uma nota com mais detalhes divulgada há pouco pela Fecombustíveis e a qual o Recap assina embaixo.
18 de maio de 2023
Após 2 dias da efetiva queda de preços nas refinarias da Petrobras, informações preliminares dos revendedores nos indicam que as cias distribuidoras ainda não repassaram aos postos, na integralidade, os reflexos dessas a reduções.
Vale ressaltar que, apenas as cias distribuidoras adquirem combustíveis das refinarias e os postos revendedores, por sua vez, adquirem seus produtos exclusivamente das cias distribuidoras.
Ao invés de “investigar” os postos revendedores, como disse o ministro de Minas e Energia ao anunciar quedas de preços da Petrobras, se investigasse o comportamento das cias distribuidoras, certamente o Governo teria mais efetividade, pois nesses casos de quedas de preços, quando as cias retardam os repasses aos postos, comprometem de sobremaneira o repasse efetivo para os consumidores, na velocidade que é esperada.
No comércio ou em qualquer atividade empresarial privada, seja qual for o produto, o custo do estoque, o custo de reposição, a competitividade, a concorrência, a rentabilidade e a saúde financeira do negócio, têm relevância e são aspectos que influenciam diretamente as tomadas de decisões das empresas.
Não podemos deixar de registrar que, “NO BRASIL OS PREÇOS SÃO LIVRES EM TODOS OS ELOS DA CADEIA”, mas as reduções só chegarão às bombas se antes chegarem aos postos, o último e o mais competitivo elo da cadeia de comercialização de combustíveis.
Há mais de 30 anos, o mercado de combustíveis no Brasil foi desregulamentado e funciona livremente em todos os elos de comercialização, desde a produção e importação, até a bomba do posto, passando pela distribuição e transporte. Mas o governo parece que não entende isso e sempre que pode, aponta os dedos à revenda, o elo mais competitivo, imputando aos postos a responsabilidade dos efeitos mercadológicos inerentes a atividade.
Apesar de não estar no escopo de nosso trabalho, durante o dia de hoje, todo o efetivo da entidade estará dedicado a levantar junto à revenda, qual foi o repasse médio das Cias nesses dois dias que sucederam as quedas anunciadas pela Petrobras em suas refinarias.
Se as cias distribuidoras, até o final do dia de hoje, não repassarem aos postos revendedores a integralidade da redução que receberam das Refinarias, o Sindicato encaminhará solicitação de providências ao SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, órgão que já foi acionado pelo Governo, no sentido de garantir que as reduções cheguem aos consumidores.
17 de maio de 2023
Acompanhamos atentamente ontem, dia 16/05/2023, o anúncio feito pelo presidente da Petrobras, juntamente com ministro das Minas e Energia, a respeito das mudanças de critérios e a nova metodologia na precificação dos derivados produzidos pelas refinarias da Petrobras. Ficou claro para nossa entidade que a Petrobras abandonou a PPI – Paridade com os Preços Internacionais, metodologia “demonizada” pelo Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, que afirmou que “a paridade internacional era abstrata, mentira e crime contra o povo”. Aguardamos para os próximos dias mais detalhes sobre as novas regras que balizarão a nova política de preços que foi adotada pela Petroleira. Esperamos ainda que essas novas regras sejam claras e objetivas, tanto para os agentes que atuam no mercado, como para a opinião pública. Mais do que isso, que a nova política de preços da Petrobras garanta a competitividade dos produtos importados, para que as Cias e Tradings consigam manter o mercado devidamente abastecido, já que o Brasil não é autossuficiente em gasolina e diesel.
Emilio Roberto C. Martins – Presidente
28 de dezembro de 2022
O RECAP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) emitiu comunicado hoje, dia 28 de dezembro de 2022, aos revendedores, analisando os impactos das decisões do novo governo sobre o comércio de combustíveis, a partir do dia 1o de janeiro de 2023, com o final da isenção de impostos federais e estaduais, o que ocasionará elevação dos custos para os consumidores.
O comunicado é assinado pelo presidente do Sindicato, Emílio Martins, cuja íntegra é a seguinte:
Considerando a decisão do novo governo que tomará posse a partir de 1o de janeiro 2023, veiculada por alguns canais da imprensa de que não será tomada, de forma imediata, nenhuma medida para prorrogação da redução dos valores dos tributos federais sobre os combustíveis, e, haja a vista que o benefício anteriormente concedido vigora até dia 31 de dezembro, em 1o de janeiro, todos os combustíveis estarão com seus preços majorados em função do retorno desses tributos na composição dos custos de aquisição pela Revenda.
Adicionalmente, alertamos a todos Revendedores que em função da publicação pelo Estado de São Paulo por meio do CONFAZ, de novos valores de PMPF (Preço Médio Ponderado Final) que vigorarão a partir de 1o de janeiro 2023, utilizados para fins de cobrança do ICMS sobre os combustíveis, também haverá majoração dos preços em função da elevação da carga tributária de ICMS.
Considerando os dois cenários de retorno da tributação Federal e o aumento dos valores de ICMS a serem cobrados pelo Estado de São Paulo a partir de 1o de janeiro 2023, apresentamos a seguir o quadro demonstrativo com os efeitos da majoração no custo dos combustíveis a partir do início de janeiro/2023 em cada combustível:
Total estimado de aumento dos preços dos combustíveis para Revenda
Nota: Quanto ao GNV, em função do retorno da tributação Federal para todos os combustíveis a partir de 1o de janeiro 2023, o Revendedor deverá observar as alíquotas previstas em Lei conforme seu regime de tributação para certificação dos impactos sobre os preços.
Ainda com relação aos tributos Federais, é importante destacar que diante deste cenário de incertezas, considerando que o atual governo não deverá editar nova medida, temos apenas 2 hipóteses, que caberão ao próximo governo: Ou deixará como está e os impostos Pis/Cofins/CIDE se incorporarão aos preços dos combustíveis, majorando seus custos a partir de 1o de janeiro de 2023; ou, dentre todas as medidas que certamente tomará logo nos primeiros momentos no comando do país, prorrogará na totalidade ou em parte a redução dos tributos Federais por mais algum período.
Se forem necessárias mais informações, contatos com o assessor de imprensa Flávio Lamas, cel (19) 98183-0197
25 de novembro de 2022
O senador eleito Wellington Dias (PT-PI), coordenador dos ajustes no orçamento de 2023 na equipe de transição, disse que a decisão de zerar os impostos federais sobre os combustîveis deverá ficar para 2023. No entanto, a medida provisória aprovada sobre o assunto prevê imposto zero somente até o fim deste ano.
29 de setembro de 2022
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região – Recap, completará 34 anos de sua fundação no dia 30 de setembro, com uma solenidade que marcará a posse administrativa da nova Diretoria, que comandará a entidade no quadriênio 2022/2026 e será presidida pelo empresário e ex-presidente Emílio Roberto Chierighini Martins, às 16h30.
Com sua sede em Campinas, o Recap representa mais de 1.400 empresas localizadas em 90 cidades do interior paulista. “Vamos receber autoridades, representantes das companhias distribuidoras, dos órgãos de fiscalização e regulação, da imprensa da região, de outras entidades sindicais e revendedores, para comemorar a data e a posse”, ressalta o presidente Emílio Martins, que lidera uma Diretoria com 20 empresários do setor.
“Lutamos por um mercado de combustíveis, livre, sadio, ético e competitivo, como deve ser, onde todos disputem o consumidor com produtos e serviços de qualidade. No mercado, especialmente o de combustíveis, o varejo forte, garante a competitividade no Brasil e em qualquer lugar do mundo”. “Em muitos países a revenda varejista de combustíveis é inexpressiva ou foi substituída por
oligopólios que, verticalizados, dominam em mercados extremamente concentrados, onde a competição perde sua força, ou praticamente não existe, para azar dos consumidores”.
Fundado por um grupo de revendedores, em 30 de setembro de 1988, o Recap sempre esteve ao lado da revenda varejista de combustíveis atuando nos principais assuntos de interesse e que impactam diretamente a vida do revendedor e do consumidor! Em 1988, ano de sua fundação e da promulgação da atual Constituição Brasileira, o Recap se viu diante de um longo período de mudanças profundas e significativas que impactaram fortemente a revenda, a distribuição e os consumidores, como a tributação frágil e repleta de brechas para discussões judiciais, coincidindo com a desregulamentação do mercado de combustíveis.
Foi uma guerra, um processo açodado e mal planejado que gerou muitos prejuízos ao setor e aos cofres públicos, um processo de abertura promovido de forma equivocada e que quase pôs fim à esta importante categoria, a revenda varejista de combustíveis.
Até hoje sentimos os reflexos e os efeitos colaterais deste período de transição mal conduzido, de um mercado totalmente engessado, com preços tabelados e imposto único, para um mercado aberto, com preços livres em todos os elos da cadeia de abastecimento e um arsenal tributário frágil, complexo e extremamente oneroso.
Hoje, com seus 34 anos, calejado e com muitas cicatrizes pelas batalhas que travou, juntamente com a Fecombustíveis e outros 33 sindicatos que representam o varejo de combustíveis no Brasil, nossa entidade está cada vez mais forte, madura e com sua disposição renovada através desta nova diretoria que assume em 30 de setembro próximo e espera deixar a esta categoria empresarial, ao final deste mandato, muitas vitorias e ainda muitos anos de vida.
18 de julho de 2022
Foi publicado hoje, dia 18/7, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em edição suplementar, informativo SPF da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, ato reduzindo a alíquota do ICMS do etanol hidratado de 13,3% para 9,57%.
Esta medida do governo paulista, que vigora a partir de 15/07/2022, tem o objetivo de fixar a alíquota do ICMS do etanol hidratado no estado em 9,57%, em função da publicação da emenda constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022 (PEC 15/2022) publicada em 15/07/2022, última sexta-feira, a qual altera o artigo 225 da constituição federal para estabelecer diferencial de competitividade para os biocombustíveis.
28 de junho de 2022
Assim como os consumidores e o governador do Estado de São Paulo, os postos de combustíveis estão ansiosos para receber os produtos com o repasse pelas distribuidoras com redução de impostos. Só assim, os postos poderão repassar isso às bombas para o consumidor final.
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) esclarece que até a data de hoje (28/06), as distribuidoras não fizeram o repasse integral da redução dos impostos federais e agora, os postos ainda aguardam o repasse com o impacto da redução da alíquota do ICMS (tributo estadual) que caiu de 25 para 18% no estado.
Assim, o Recap sugere ao Governo do Estado de São Paulo que foque a sua fiscalização e cobre com urgência as companhias distribuidoras para que repassem aos postos essas reduções, para assim chegar ao consumidor.
O sindicato está à disposição do governador de São Paulo para maiores esclarecimentos.
17 de junho de 2022
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) se posiciona sobre os aumentos da Petrobras anunciados nesta sexta-feira (17/06). Em clima de grande expectativa de redução dos combustíveis – diante das ações significativas que estão ocorrendo pela presidência e Congresso Nacional (PLP 18) – esses aumentos da Petrobras causam grande surpresa, com um forte impacto no diesel (14,26%) e um expressivo reajuste na gasolina (5,18%). O Recap reconhece a metodologia usada pela Petrobras, mas considera inoportuno tais reajustes, em um momento em que a revenda de combustíveis e todo o país estavam esperando uma redução nos preços, diante dos desdobramentos da PLP 18. “Isso é um absurdo. Parece que a Petrobras está em um mundo e a população em outro. Inacreditável que isso ocorra no bojo de uma discussão de queda de preços”, ressalta o presidente do Recap, Emílio Martins.
10 de março de 2022
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) enviou nesta manhã à imprensa uma nota sobre o preço do diesel, que estava subindo, mesmo sem reajuste da Petrobras. Após esse envio, no entanto, houve anúncio da própria ..
01 de novembro de 2021
Conforme DESPACHO Nº 76, DE 29 DE OUTUBRO DE 2021, “Excepcionalmente, no período de 1º de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, as informações de margem de valor agregado ou PMPF (cálculo do ICMS) serão aquelas constantes no Ato COTEPE vigente em 1º de novembro de 2021“.
02 de agosto de 2021
Diante do frio registrado nos últimos dias, a prefeitura de Campinas prorrogou a Campanha do Agasalho 2021 até o dia 15 de agosto. São diversos pontos de arrecadação na cidade, entre eles, os postos de combustíveis associados ao Recap, que trazem ainda mais facilidade na hora de exercer a solidariedade.
27 de julho de 2021
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) e a prefeitura de Hortolândia firmaram uma parceria que amplia os pontos para doações na Campanha do Agasalho 2021 na cidade. A partir de agora, postos de combustíveis passam a ser pontos de arrecadação de roupas de frio, além de iniciarem uma importante campanha para doações de alimentos.
14 de junho de 2021
Neste ano, a campanha do Agasalho de Campinas ganhou mais opções de pontos para doações, com ainda mais facilidade e comodidade. Ao todo, 28 postos de combustíveis da cidade se tornaram locais de arrecadação de roupas de frio. Esses estabelecimentos estão em pontos estratégicos e quem for doar, nem precisa sair do carro!
13 de maio de 2021
Diversas entidades nacionais, entre elas a Fecombustíveis, se manifestaram demonstrando “preocupação quanto às discussões sobre a evolução de teor de biodiesel na mistura de óleo diesel disponibilizado à sociedade”.
13 de maio de 2021
A Diretoria da ANP aprovou em (13/5) minuta de resolução que visa aperfeiçoar os regulamentos da Agência para o segmento de revenda de combustíveis. O objetivo é reduzir o ônus dos agentes econômicos que atuam no mercado de combustíveis, viabilizar a inovação a partir …
09 de abril de 2021
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informa que enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro, manifestando sua preocupação sobre os possíveis impactos que o preço do biodiesel terá na formação dos custos …
31 de março de 2021
Na prática, significa que quinzenalmente o valor do imposto pode cair ou subir, com impacto direto no valor dos combustíveis.
O cálculo mais recente foi publicado no Diário Oficial da União de 24 de março de 2021, Ato Cotepe N° 09/PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) e há também o MVA (Margem de Valor Agregado). Ambos impactam em aumento do ICMS nos combustíveis.
– No caso da gasolina, o impacto será de R$ 0,0862 (PMPF).
– Já no etanol, o impacto estimado será de R$ 0,0776 (MVA).
– Os impactos são válidos a partir de 01 de abril de 2021.
O Recap está à disposição da imprensa para entrevistas e outros esclarecimentos.
09 de feveiro de 2021
O Recap, junto aos demais sindicatos do estado de São Paulo, elaborou na data de hoje, uma nota pública à sociedade, endereçada a diversos veículos de imprensa para que haja devida explicação em torno dos preços dos combustíveis. Abaixo segue a íntegra do comunicado.
14 de janeiro de 2021
O Recap e sindicatos do estado de São Paulo, que representam a revenda, enviaram nesta tarde à imprensa uma nota pública em repúdio à fala do presidente da Petróleo Brasileiro S/A em entrevista ao Jornal Valor Econômico, na data de ontem (13/01), na qual ele denotou haver demora por parte dos postos revendedores no repasse das quedas dos preços dos combustíveis ao consumidor.
07 de janeiro de 2021
O Recap enviou na tarde de hoje, uma nota pública à imprensa sobre o apoio de sindicatos de São Paulo, aos protestos contra alterações das alíquotas de ICMS.
29 de outubro de 2020
Diante dos últimos acontecimentos, os Sindicatos do Estado de São Paulo, vêm a público externar as suas preocupações relacionadas à precificação do produto óleo diesel. Segundo recente comunicado da Agência Nacional do Petróleo, houve elevação do preço de negociação do biodiesel no 76º leilão realizado em 16/10/2020. Dados da ANP revelam que o preço do biodiesel no país disparou 67% em 2020.
03 de agosto de 2020
A partir de hoje, passa a vigorar a nova legislação sobre o controle de qualidade e as especificações das gasolinas automotivas previstas na Resolução da ANP nº 807, substituindo a Resolução atual da ANP 40/13.
Com a entrada em vigor neste início de agosto, para fins de autuações por não-conformidades, especificamente das características que sofreram mudanças, as distribuidoras terão mais 60 dias para se adequarem, enquanto os revendedores, 90 dias.
13 de abril de 2020
Diante deste cenário de crise, o Recap assumiu diversos compromissos com sua categoria e vem destacando também o seu papel social. Por isso, apoia mais uma importante ação em prol da sociedade, passando a apoiar o “Banco de Alimentos de Campinas”, agregando às ações assistenciais para a população que mais precisa na cidade.
20 de março de 2020
Os quatro sindicatos da categoria do estado de São Paulo, entre eles o Recap, solicitaram em ofício hoje (sexta-feira – 20 de março) que haja redução do horário de funcionamento dos postos de combustíveis em todas as cidades paulistas para tentar amenizar os fortes impactos da pandemia …
20 de março de 2020
Além do ofício à ANP solicitando emergência para uma série de ações diante da crise causada com a pandemia do coronavírus, os 34 sindicatos do país, junto à Fecombustíveis, protocolizaram documentos endereçados ao Ministério da Economia e ao Banco Central.
18 de outubro de 2019
O Programa Ecotroca+Eletrônicos do Recap não pára de crescer, recebendo grande apoio e adesão da população. Além disso, diversos órgãos têm sido despertados pela ação que levou para os postos de combustíveis a consciência ambiental e a facilidade …
10 de setembro de 2019
Entre junho e agosto deste ano, o Programa “Ecotroca+Eletrônicos” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) recolheu mais de uma tonelada
10 de setembro de 2019
O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) manifesta grande preocupação com os ataques às instalações de petróleo na Arábia Saudita, um dos maiores produtores, diante do risco de um desabastecimento do suprimento em nível mundial.
11 de julho de 2019
Ao longo de junho, o Hemocentro da Unicamp e o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) realizaram a campanha para estimular a doação de sangue. O período é escolhido porque neste mês, historicamente, o número de doadores cai e o estoque …
13 de maio de 2019
Campinas e cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônicos” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Cordeirópolis é uma das cidades que recebe a ação com cinco postos participantes.
02 de maio de 2019
O Recap, Sindicato dos Postos de Combustíveis que representa mais de 1400 revendedores varejistas em 90 cidades do interior de São Paulo, alinha-se aos anseios do consumidor em busca de um mercado competitivo que produza preços mais justos dos combustíveis no país.
23 de abril de 2019
Araras é uma das 90 cidades que passa a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região. Só em Araras são dez postos equipados com espaço para que a população deixe seu lixo eletrônico, com a garantia de que ele será destinado …
12 de abril de 2019
A região de Mogi Mirim é uma das contempladas com o projeto “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis), ganhando diversos pontos para destinação correta de itens como pilhas, baterias e eletrônicos. Os locais para descarte estão espalhados pelos postos …
12 de abril de 2019
Com ação do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis), Atibaia ganhou neste mês de abril cinco pontos para a descarte sustentável do lixo eletrônico e Bragança Paulista, 14 espaços. Eles ficam nos postos de combustíveis dos dois municípios e se tornam um ponto de apoio para a população, visando sustentabilidade e também a facilidade para os consumidores …
08 de abril de 2019
Indaiatuba ganhou, neste mês de abril, 26 novos pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis). Além de mais opções, a cidade ganha espaços em locais estratégicos e de fácil acesso à população, já que estão instalados nos postos de combustíveis participantes. Ao todo, 90 municípios …
08 de abril de 2019
Cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Piracicaba é um dos municípios e já tem 33 postos com este importante ponto de apoio aos consumidores. Augusto César Mafia é proprietário de uma rede de postos …
08 de abril de 2019
Jundiaí e cidades da região passam a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico a partir desse mês de abril, através do Programa “Ecotroca + Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Só em Jundiaí são 24 postos participantes, além de Várzea Paulista (seis), Campo Limpo (cinco), Itupeva (oito), Itatiba (onze) e Jarinu (dois).
08 de abril de 2019
Vinhedo é uma das cidades que recebeu neste mês de abril o Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico”, passando a contar com 12 pontos de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa é do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis, e os espaços estão espalhados pelo postos participantes. Ao todo, 90 municípios da área …
29 de março de 2019
Campinas e cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônicos” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Só em Campinas são 110 postos participantes, mas ao todo, 90 municípios receberão a ação ainda neste primeiro semestre, totalizando quase 600 locais.
19 de março de 2019
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e o Sindicato dos Postos de Campinas e Região (RECAP) informam que os custos da gasolina nas refinarias Petrobras aumentaram 27,8%, de 09 de janeiro de 2019 a 19 de março de 2019. No mesmo período, o óleo diesel acumula alta de 15,6%.