ÁREA DO ASSOCIADO

RELEASES RECAP

02 de agosto de 2021

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE CAMPINAS RECEBEM DOAÇÕES DE AGASALHO ATÉ 15 DE AGOSTO E RECAP PASSA A APOIAR TAMBÉM CAMPANHA DE HORTOLÂNDIA

Diante do frio registrado nos últimos dias, a prefeitura de Campinas prorrogou a Campanha do Agasalho 2021 até o dia 15 de agosto. São diversos pontos de arrecadação na cidade, entre eles, os postos de combustíveis associados ao Recap, que trazem ainda mais facilidade na hora de exercer a solidariedade.

27 de julho de 2021

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE HORTOLÂNDIA RECEBEM DOAÇÕES DE AGASALHOS E ALIMENTOS

O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) e a prefeitura de Hortolândia firmaram uma parceria que amplia os pontos para doações na Campanha do Agasalho 2021 na cidade. A partir de agora, postos de combustíveis passam a ser pontos de arrecadação de roupas de frio, além de iniciarem uma importante campanha para doações de alimentos.

14 de junho de 2021

DOAÇÕES PARA CAMPANHA DO AGASALHO DE CAMPINAS PODEM SER FEITAS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Neste ano, a campanha do Agasalho de Campinas ganhou mais opções de pontos para doações, com ainda mais facilidade e comodidade. Ao todo, 28 postos de combustíveis da cidade se tornaram locais de arrecadação de roupas de frio. Esses estabelecimentos estão em pontos estratégicos e quem for doar, nem precisa sair do carro!

13 de maio de 2021

FECOMBUSTÍVEIS E ENTIDADES NACIONAIS MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO COM TEOR DO BIODIESEL NO ÓLEO DIESEL

Diversas entidades nacionais, entre elas a Fecombustíveis, se manifestaram demonstrando “preocupação quanto às discussões sobre a evolução de teor de biodiesel na mistura de óleo diesel disponibilizado à sociedade”.

13 de maio de 2021

ANP APERFEIÇOA REGULAMENTOS DO SEGMENTO DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

A Diretoria da ANP aprovou em (13/5) minuta de resolução que visa aperfeiçoar os regulamentos da Agência para o segmento de revenda de combustíveis. O objetivo é reduzir o ônus dos agentes econômicos que atuam no mercado de combustíveis, viabilizar a inovação a partir  …

09 de abril de 2021

AUMENTO DE PREÇOS DO DIESEL PODE SER ESTOPIM PARA NOVA GREVE DE CAMINHONEIROS, DIZ FECOMBUSTÍVEIS

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informa que enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro, manifestando sua preocupação sobre os possíveis impactos que o preço do biodiesel terá na formação dos custos …

31 de março de 2021

VOCÊ SABIA QUE A CADA 15 DIAS O ICMS QUE INCIDE NOS COMBUSTÍVEIS É RECALCULADO?

Na prática, significa que quinzenalmente o valor do imposto pode cair ou subir, com impacto direto no valor dos combustíveis.

O cálculo mais recente foi publicado no Diário Oficial da União de 24 de março de 2021, Ato Cotepe N° 09/PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) e há também o MVA (Margem de Valor Agregado). Ambos impactam em aumento do ICMS nos combustíveis.

– No caso da gasolina, o impacto será de R$ 0,0862 (PMPF).

– Já no etanol, o impacto estimado será de R$ 0,0776 (MVA).

– Os impactos são válidos a partir de 01 de abril de 2021.

O Recap está à disposição da imprensa para entrevistas e outros esclarecimentos.

09 de feveiro de 2021

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Recap, junto aos demais sindicatos do estado de São Paulo, elaborou na data de hoje, uma nota pública à sociedade, endereçada a diversos veículos de imprensa para que haja devida explicação em torno dos preços dos combustíveis. Abaixo segue a íntegra do comunicado.

14 de janeiro de 2021

NOTA PÚBLICA

O Recap e sindicatos do estado de São Paulo, que representam a revenda, enviaram nesta tarde à imprensa uma nota pública em repúdio à fala do presidente da Petróleo Brasileiro S/A em entrevista ao Jornal Valor Econômico, na data de ontem (13/01), na qual ele denotou haver demora por parte dos postos revendedores no repasse das quedas dos preços dos combustíveis ao consumidor.

07 de janeiro de 2021

NOTA PÚBLICA: ALTERAÇÃO DAS ALÍQUOTAS DE ICMS SOBRE DIESEL E ETANOL EM 15/01/21

O Recap enviou na tarde de hoje, uma nota pública à imprensa sobre o apoio de sindicatos de São Paulo, aos protestos contra alterações das alíquotas de ICMS.

29 de outubro de 2020

NOTA PÚBLICA

Diante dos últimos acontecimentos, os Sindicatos do Estado de São Paulo, vêm a público externar as suas preocupações relacionadas à precificação do produto óleo diesel. Segundo recente comunicado da Agência Nacional do Petróleo, houve elevação do preço de negociação do biodiesel no 76º leilão realizado em 16/10/2020. Dados da ANP revelam que o preço do biodiesel no país disparou 67% em 2020.

03 de agosto de 2020

SAIBA MAIS: NOVA GASOLINA ENTRA EM VIGOR HOJE, 03 DE AGOSTO

A partir de hoje, passa a vigorar a nova legislação sobre o controle de qualidade e as especificações das gasolinas automotivas previstas na Resolução da ANP nº 807, substituindo a Resolução atual da ANP 40/13.

Com a entrada em vigor neste início de agosto, para fins de autuações por não-conformidades, especificamente das características que sofreram mudanças, as distribuidoras terão mais 60 dias para se adequarem, enquanto os revendedores, 90 dias.

13 de abril de 2020

CORONAVÍRUS: RECAP APOIA BANCO DE ALIMENTOS DE CAMPINAS COM POSTOS RECEBENDO DOAÇÕES

Diante deste cenário de crise, o Recap assumiu diversos compromissos com sua categoria e vem destacando também o seu papel social. Por isso, apoia mais uma importante ação em prol da sociedade, passando a apoiar o “Banco de Alimentos de Campinas”, agregando às ações assistenciais para a população que mais precisa na cidade.

20 de março de 2020

RECAP E SINDICATOS DE SÃO PAULO SOLICITAM AO GOVERNO ESTADUAL REDUÇÃO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS

Os quatro sindicatos da categoria do estado de São Paulo, entre eles o Recap, solicitaram em ofício hoje (sexta-feira – 20 de março) que haja redução do horário de funcionamento dos postos de combustíveis em todas as cidades paulistas para tentar amenizar os fortes impactos da pandemia …

20 de março de 2020

COM FORTE RETRAÇÃO DIANTE DA CRISE DO CORONAVÍRUS, SINDICATOS JUNTO À FECOMBUSTÍVEIS APELAM AO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E BANCO CENTRAL

Além do ofício à ANP solicitando emergência para uma série de ações diante da crise causada com a pandemia do coronavírus, os 34 sindicatos do país, junto à Fecombustíveis, protocolizaram documentos endereçados ao Ministério da Economia e ao Banco Central.

18 de outubro de 2019

ECOTROCA+ELETRÔNICOS CHEGA AOS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CAMPINAS

O Programa Ecotroca+Eletrônicos do Recap não pára de crescer, recebendo grande apoio e adesão da população. Além disso, diversos órgãos têm sido despertados pela ação que levou para os postos de combustíveis a consciência ambiental e a facilidade …

10 de setembro de 2019

EM TRÊS MESES, MAIS DE UMA TONELADA DE LIXO ELETRÔNICO É RECOLHIDA E POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SE TORNAM PONTOS DE DESCARTE NA REGIÃO

Entre junho e agosto deste ano, o Programa “Ecotroca+Eletrônicos” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) recolheu mais de uma tonelada

10 de setembro de 2019

NOTA À IMPRENSA: ATAQUE NA ARÁBIA SAUDITA

O Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) manifesta grande preocupação com os ataques às instalações de petróleo na Arábia Saudita, um dos maiores produtores, diante do risco de um desabastecimento do suprimento em nível mundial.

11 de julho de 2019

COM CAMPANHA DO HEMOCENTRO E RECAP, JUNHO SUPERA EM 7,5% A MÉDIA DE DOAÇÃO DE SANGUE NA REGIÃO DE CAMPINAS

Ao longo de junho, o Hemocentro da Unicamp e o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região) realizaram a campanha para estimular a doação de sangue. O período é escolhido porque neste mês, historicamente, o número de doadores cai e o estoque …

13 de maio de 2019

CORDEIRÓPOLIS CONTA COM 5 PONTOS DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Campinas e cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônicos” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Cordeirópolis é uma das cidades que recebe a ação com cinco postos participantes.

02 de maio de 2019

CONFIRA A NOTA ENVIADA PELO RECAP AOS ÓRGÃOS DE IMPRENSA SOBRE A CONCENTRAÇÃO NO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO

O Recap, Sindicato dos Postos de Combustíveis que representa mais de 1400 revendedores varejistas em 90 cidades do interior de São Paulo, alinha-se aos anseios do consumidor em busca de um mercado competitivo que produza preços mais justos dos combustíveis no país.

23 de abril de 2019

ARARAS GANHA 10 PONTOS PARA DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO ATRAVÉS DE PROGRAMA DO RECAP

Araras é uma das 90 cidades que passa a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região. Só em Araras são dez postos equipados com espaço para que a população deixe seu lixo eletrônico, com a garantia de que ele será destinado …

12 de abril de 2019

MOGI MIRIM E MOGI GUAÇU SE TORNAM PONTO DE APOIO SUSTENTÁVEL COM 14 LOCAIS PARA DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

A região de Mogi Mirim é uma das contempladas com o projeto “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis), ganhando diversos pontos para destinação correta de itens como pilhas, baterias e eletrônicos. Os locais para descarte estão espalhados pelos postos …

12 de abril de 2019

ATIBAIA E BRAGANÇA PAULISTA GANHAM 19 PONTOS PARA DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO

Com ação do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis), Atibaia ganhou neste mês de abril cinco pontos para a descarte sustentável do lixo eletrônico e Bragança Paulista, 14 espaços. Eles ficam nos postos de combustíveis dos dois municípios e se tornam um ponto de apoio para a população, visando sustentabilidade e também a facilidade para os consumidores …

08 de abril de 2019

COM PROGRAMA DO RECAP, INDAIATUBA GANHA 26 NOVOS PONTOS DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Indaiatuba ganhou, neste mês de abril, 26 novos pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis). Além de mais opções, a cidade ganha espaços em locais estratégicos e de fácil acesso à população, já que estão instalados nos postos de combustíveis participantes. Ao todo, 90 municípios …

08 de abril de 2019

PIRACICABA GANHA 33 PONTOS DE DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Piracicaba é um dos municípios e já tem 33 postos com este importante ponto de apoio aos consumidores. Augusto César Mafia é proprietário de uma rede de postos …

08 de abril de 2019

POSTOS DA REGIÃO DE JUNDIAÍ VIRAM LOCAIS DE DESCARTE SUSTENTÁVEL DO LIXO ELETRÔNICO

Jundiaí e cidades da região passam a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico a partir desse mês de abril, através do Programa “Ecotroca + Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Só em Jundiaí são 24 postos participantes, além de Várzea Paulista (seis), Campo Limpo (cinco), Itupeva (oito), Itatiba (onze) e Jarinu (dois).

08 de abril de 2019

EM VINHEDO, “ECOTROCA+DESCARTE ELETRÔNICO” GANHA APOIO DA PREFEITURA E DISPONIBILIZA 12 PONTOS DE COLETA

Vinhedo é uma das cidades que recebeu neste mês de abril o Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico”, passando a contar com 12 pontos de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa é do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis, e os espaços estão espalhados pelo postos participantes. Ao todo, 90 municípios da área …

29 de março de 2019

POSTOS DA REGIÃO DE CAMPINAS VIRAM LOCAIS DE DESCARTE SUSTENTÁVEL DO LIXO ELETRÔNICO

Campinas e cidades da região passam a contar com centenas de pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônicos” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis. Só em Campinas são 110 postos participantes, mas ao todo, 90 municípios receberão a ação ainda neste primeiro semestre, totalizando quase 600 locais.

19 de março de 2019

FECOMBUSTÍVEIS E RECAP SE MANIFESTAM SOBRE AUMENTO DE 27,8% DO PREÇO DA GASOLINA NAS REFINARIAS

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e o Sindicato dos Postos de Campinas e Região (RECAP) informam que os custos da gasolina nas refinarias Petrobras aumentaram 27,8%, de 09 de janeiro de 2019 a 19 de março de 2019. No mesmo período, o óleo diesel acumula alta de 15,6%.